Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

damas



Quinta-feira, 05.05.05

Pare, pense e jogue - 31

Por Ludoxer

Ludoxer

ppj-31.jpg

Jogam brancas e?

Solução do pare, pense e jogue (30)

Pode parecer uma situação de fácil resolução... mas verá que! O pb. 16 pode ser promovido em três casas. Qual escolher?

Como o pp. 13 não passa sem a ajuda do companheiro, deve ser este a avançar sem demora. Portanto o condutor das brancas deve visualizar a posição do pp. 25 após três jogadas. Nessa altura para ganhar em que casa da base negra deve estar uma db. (o pb. 16 acabado de promover)? O pp. 25 estará em “14” e as brancas devem ter uma dama em “30”! e vão ganhar:

-se 13-10; 30-17! (não 30-20/21 por 10-5 e 14-10 etc. E), etc. GB

-se 14-11; 30-17, 13-9; 17-3, dupla oposição, GB

Já temos o remate, agora  veja-se a sequência lógica que leva a ele: 16-20, 25-21; 20-23, 21-18; 23-27!, 18-14 (A); 27-30! etc. GB

(A) Ainda que 13-10; 27-30! etc. GB. E não 27-31 por 18-13 e 10-5 E

Autoria e outros dados (tags, etc)

por lusodama às 01:35



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog