Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

damas



Terça-feira, 15.02.05

Faleceu o Dr. Sena Carneiro

Por Lusodama e RR

dr-sena-carneiro.jpg

Fotografia do

Dr. Cândido de Sena Carneiro

Após doença prolongada, o principal vulto das Damas portuguesas deixou-nos na passada Segunda-feira, dia 14 do corrente mês, aos 73 anos de idade. Foi o Dr. Cândido de Sena Carneiro, cujo corpo saiu nesta Terça-feira da cidade do Porto rumo ao cemitério de Fafe, cidade onde o falecido residia há dezenas de anos.

Sena Carneiro, médico de profissão, foi, sem sombra de dúvida, o maior vulto de todos os tempos nas Damas Clássicas. Jogador de alto calibre, autor de Finais e Estudos de qualidade superior, vencedor de diversos Campeonatos de Produções e Soluções.

A ele se deve a criação da Federação Portuguesa de Damas pois foi ele quem promoveu a recolha de várias centenas de documentos de secções damistas de Colectividades, Casas do Povo, Comissões de Moradores e Grupos Desportivos de Empresas, necessários à constituição do processo de oficialização da modalidade entregue na então Direcção Geral de Desportos.

Fez parte, por diversas vezes, dos Corpos Gerentes da  FPD, integrou por incontáveis vezes o Júri de Produções e Soluções e promoveu contactos internacionais, dedicou grande parte da sua vida à pesquisa e aquisição de obras de damas, tendo constituído a maior biblioteca do mundo da especialidade.

Autor da obra fundamental para os novos jogadores  “Iniciação ao Jogo das Damas”, promoveu a maior revolução damista quando assumiu a  Propriedade, Direcção e Edição da  Enciclopédia Damista, publicada desde Abril de 1955, escalpelizou partidas até então desconhecidas e apresentou milhares de posições, problemas e finais. A Enciclopédia Damista é a mais completa obra dedicada às Damas em todo o mundo, são mais de 14 000 páginas sobre Damas, a quase totalidade versando sobre Damas Clássicas.

Apresentamos as condolências à família enlutada e recordaremos Sena Carneiro cada vez que abrirmos as páginas que nos deixou.

PS: Pela primeira vez o blog "Damas Clássicas" apresenta um artigo, todo ele, a preto e branco.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por lusodama às 19:49


1 comentário

De JOÃO PAULO a 05.09.2005 às 18:23

Em nome da minha Família, agradeço as vossas simpáticas palavras em memória do meu Pai e apresento, a todos, os meus melhores cumprimentos.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2005

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728